62 3576-2268 | 3293-1993 faleconosco@faculdadesfanpadrao.com.br

Mendeley: apoio para citações nas normas ABNT
Dia 24 de Novembro de 2018

O trabalho acadêmico é a produção exigida na educação superior desde os primeiros períodos. É por meio destes trabalhos que é exigido do discente que transcreva aquilo que apreendeu no processo de ensino-aprendizagem. A identidade do autor é única, haja vista que existem infinitas formas de redigir um mesmo texto por diferentes pessoas, o que marca suas impressões pessoais. Entretanto, para redigir um texto, é necessário se apropriar de ideias que já foram publicadas anteriormente, o que se constitui no processo de citação, o qual é associado à padronização de normas de trabalhos.

As universidades brasileiras costumam adotar as normas da Associação Brasileira de Normas e Trabalhos – ABNT para a confecção de trabalhos monográficos, revisões bibliográficas ou relatórios no âmbito de suas disciplinas. Entretanto, tanto os alunos dos primeiros períodos quanto dos últimos, sentem dificuldades em apreender esta norma com exatidão, dada a sua complexidade, não dando importância para o porquê se deve aprender sobre estas normas; o que inclui conceitos ligados a plágio e proteção da informação  (SANTOS; SAMPAIO, 2014).

Assim, para que o objetivo de padronização seja cumprido, ferramentas de mídias educacionais podem ser úteis no processo de aprendizagem e adequação de um texto às normas da ABNT. Uma destas ferramentas é o uso do software Mendeley (HENNING; REICHELT, 2008). Ele é um programa gratuito que organiza as referências de forma automática (MENDELEY, 2017), desde que o usuário saiba como operá-lo. Além de organizar referências por meio de um link no sistema do Microsoft Word, o Mendeley também possui seu próprio banco de dados em artigos científicos, o que melhora o suporte ao usuário na criação de bibliotecas e propõe métricas para os artigos mais citados em determinada área (LI; THELWALL, 2012).

Pelo fato deste programa estar disponível apenas na versão com idioma em Inglês, é necessário que o acadêmico seja instruído corretamente por meio de um curso intensivo. Assim, o aluno conseguirá escrever um bom texto, organizando de forma correta suas referências, sem correr o risco de cometer plágios. Em consequência, o acadêmico também aprenderá a gerenciar melhor o seu tempo, sem se preocupar se um artigo foi ou não citado, assim como com a ordem dos artigos na seção de Referências bibliográficas.

 

Objetivo Geral:
Fazer com que o cursista aprenda sobre as normas da ABNT, utilizando o software Mendeley como apoio para a correta citação em um trabalho acadêmico;

 

 Objetivos Específicos:

  • Os alunos inscritos terão domínio em realizar uma citação por meio do software Mendeley, assim como criação de biblioteca e ferramenta de busca de artigos.
  • Instruir os cursistas a respeito da importância da citação, assim como de proteção à informação, a fim de se enriquecer um trabalho acadêmico sem incorrer em plágio.
  • Orientar os cursistas sobre como é realizada uma citação na norma ABNT sem ou com o programa Mendeley, assim como em outras normas frequentemente utilizadas na comunidade científica.

 

Investimento:
 R$ 25,00 + 1 Kg de alimento

 

Local: Faculdades FAN Padrão Dergo (Sala de informática)

Mais Informações: andreiaac2@gmail.com/ WhatsApp: 62 98454-3764

 

INSCRIÇÕES

 

 

Organização

Andreia Alves da Costa Silveira

Jardel Batista dos Santos
Gestor FAN PADRÃO – Localidade Dergo

©2018 - Faculdades FAN Padrão - Todos os direitos reservados.